terça-feira , Fevereiro 20 2018
Home / Manutenção / Como converter meu fogão de forma segura

Como converter meu fogão de forma segura

A conversão do fogão para gás encanado ou gás GLP, é uma realidade muito comum. Geralmente os prédios residenciais e comerciais e as casas estão optando por fazer a conversão do gás GLP para o gás natural (GN).

O tipo de gás fornecido por uma rede encanada é o gás natural constituído em sua maioria por metano. Ele possui muitas características atrativas, como seu poder de dissipação e sua estabilidade.

O gás natural possui a vantagem de ser mais leve que o ar, ou seja, em casos de vazamentos ele dissipa com muito mais facilidade que o gás GLP (botijão).

Além do mais, pela sua distribuição ser permanente ele oferece maior estabilidade para o cliente uma vez que o gás encanado não acaba de ultima hora e te deixa na mão no meio de um almoço ou jantar.

O gás GLP

O gás GLP é o famoso e clássico botijão, também chamado de gás liquefeito de petróleo ou LP, ele tem a vantagem de ser mais econômico quando comparado ao gás natural.

Porém, sua maior desvantagem é que os botijões apresentam maiores riscos se ocorrer algum vazamento na casa ou apartamento.

E por que isso ocorre? Diferente do gás natural o gás de botijão não se dissipa tão facilmente, ele é um gás denso e por esse motivo ele possui tendência a acumulação nas regiões baixas da casa com grande risco de explosão.

Como converter o meu fogão de forma segura?

A conversão de gás GLP para gás natural é diferente da conversão de gás natural para gás GLP.

As duas conversões demandar de um serviço profissional especializado para que a instalação e adaptação sejam realizadas de forma correta e sem erros.

O primeiro passo para garantir a conversão do fogão de forma segura é saber qual profissional contratar.

Primeiro vamos falar de quem não contratar para fazer a conversão do seu fogão, 1º – pessoas que não são especializadas e não são técnicas desse tipo de serviço, ou seja, pessoas que não entendem o que estão fazendo.

2º – Fazer o serviço por conta própria e achar que dá conta por seguir algum tutorial na internet.

Quem eu realmente preciso contratar para fazer a conversão?

Se o fogão ainda estiver na garantia, a empresa dos próprios fabricantes realiza o serviço de conversão. Porém, se ele já estiver saído da garantia, será necessário chamar uma assistência técnica especializada.

Na empresa contratada precisa ter: um técnico especializado nesse tipo de procedimento e um engenheiro com registro no CREA.

O que a empresa oferece no serviço de conversão

Para fazer a adaptação do seu fogão para gás natural ou voltar ao gás GLP, a empresa geralmente oferece alguns serviços incluídos e outros a próprio contratante precisa providenciar.

Os serviços de conversão podem incluir:

  • Mão de obra e instalação do fogão
  • Troca dos injetores dos queimadores (boca) e do forno.

Os serviços não incluem:

  • Kit de peças (mangueira de cobre, adaptador, registro, entre outros)
  • Adequação do local de instalação do fogão (corte de pedras ou paredes)
  • Fiação elétrica.

Conclusão

Converter o fogão de forma segura é uma tarefa para profissionais, não tente fazer esse procedimento por conta própria ou contratar alguém sem especialização.

A Top Service – Assistência Técnica oferece os melhores serviços de conversão e instalação de fogão e outros eletrodomésticos do mercado. Veja a disponibilidade da empresa para a sua cidade e realize esse serviço de forma segura.

 

 

Sobre Admin

Veja também

Cuidados que se deve tomar ao instalar um fogão

Você sabe como instalar o fogão? Eletrodoméstico que é indispensável dentro de casa e que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *