terça-feira , Fevereiro 20 2018
Home / Manutenção / Cuidados que se deve tomar ao instalar um fogão

Cuidados que se deve tomar ao instalar um fogão

Você sabe como instalar o fogão? Eletrodoméstico que é indispensável dentro de casa e que é vendido para instalação por conta do consumidor, saber fazer essa instalação é importante e realmente necessária.

Diferente do que muitos podem pensar, entretanto, esse procedimento não é tão difícil, mas também não é tão simples também. É preciso ter alguns conhecimentos básicos para que tudo dê certo!

Acompanhe ao longo deste artigo justamente quais são os passos mais importantes e que requerem maior cuidado na hora de instalar o fogão e tire suas dúvidas sobre o assunto. Será que você dá conta sozinho ou é melhor deixar para quem entende? Descubra a resposta aqui!

É importante instalar o fogão com atenção

Antes de citar os principais cuidados na hora de instalar o fogão é preciso lembrar que por tratar-se de um equipamento que faz uso do gás, é indispensável ter muita atenção e cuidado para que tudo transcorra bem não só na instalação, mas também no dia a dia de uso.

O primeiro cuidado aqui é justamente o de desligar completamente o fluxo de gás que será posteriormente transferido e usado no fogão a fim de que durante a instalação não exista qualquer tipo de vazamento, certo?

Procure ainda instalar o fogão sem pressa a fim de que nada passe batido podendo influenciar, de modo negativo, no uso do seu eletrodoméstico.

 Instalar o fogão: 5 cuidados a serem tomados

Depois de entender um pouco mais sobre a importância de instalar o fogão com atenção e muito cuidado, vale a pena conferir os 5 cuidados mais importantes a serem tomados para usar o seu fogão sem qualquer problema ou risco. Acompanhe cada um deles logo a seguir:

  1. Parte elétrica

Para instalar o fogão é essencial ter um ponto de energia ao alcance sendo que o fogão deve usar a tomada sozinho e jamais com benjamins ou extensões para não sobrecarregar e dar pane.

  1. Distâncias para o fogão “respirar”

O fogão precisa ter um espaço nas laterais – de cerca de 10 cm – e também ficar desencostado da parede – também podem ser cerca de 10 cm – para que seja possível “respirar”. A falta de tais espaços pode prejudicar o funcionamento do eletro e diminuir sua vida útil.

  1. Botijão x gás encanado

Vale a pena entender que geralmente as casas utilizam-se de gás em botijão enquanto que nos apartamentos o mais visto é o gás encanado. Tais diferenciações devem ser levadas em conta na hora de instalar o fogão.

  1. Fique atento se existem há vazamentos

Antes de sair da cozinha satisfeito com o seu trabalho, lembre-se de sempre verificar se existem quaisquer tipos de vazamentos para garantir a segurança de todos. Preste atenção ao som e ao cheiro e também realize outros testes.

  1. Consulte um técnico especializado

Apesar do fogão ter sido desenvolvido de forma a ser instalado por qualquer consumidor, aqueles que não estão muito acostumados a isso ou até mesmo tem medo de mexer com o gás devem sempre considerar a oportunidade de contratar ou chamar um técnico para a instalação.

 Evite acidentes dentro de casa

Vale dizer, por fim, que todos esses cuidados são importantes uma vez que ajudam a evitar que acidentes ocorram dentro de casa podendo causar danos materiais e, infelizmente, tragédias familiares também.

Quando o gás fica vazando o ambiente fica propício a explosões, por isso é importante dar muita atenção a este assunto!

Tem dúvidas ainda sobre a instalação desse eletrodoméstico ou decidiu que é melhor entregar nas mãos de quem entende? Aproveite para entrar em contato com a Top Service, especialista em instalar o fogão e outros aparelhos dentro da sua casa! Consulte já.

Sobre Admin

Veja também

Qual a vantagem de instalar uma coifa

Você sabe quais são as vantagens de fazer a instalação da coifa? Sabe como este …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *