terça-feira , Fevereiro 20 2018
Home / Manutenção / Instalação de fogão industrial

Instalação de fogão industrial

O fogão industrial diferente dos fogões domésticos é um instrumento usado para grandes volumes de cozimento, ele geralmente é utilizado em diversos estabelecimentos, como nas indústrias, escolas, restaurantes, entre outros.

Em sua grande maioria, os fogões industriais são feitos em aço ou inox, sua estrutura pode variar conforme a marca e a necessidade de cada lugar. Eles podem se adaptar de acordo com cada espaço.

Por exemplo: amplas indústrias ou grandes cozinhas necessitam de modelos maiores, já as escolas, pequenas lanchonetes, quiosques ou bares, optam por padrões menores.

Esses fogões podem ter queimadores de ferro fundido, queimadores simples, duplos ou caulim. Suas configurações podem variar, com até 12 bocas (queimadores), mesa, forno, pés, chapa, em paralelo ou em linha.

Nós vamos apresentar algumas instruções e dicas que devem ser aplicadas durante a instalação dos fogões industriais.

Conheça o seu fogão industrial

Mesmo que os modelos variem conforme a marca e seu tamanho, os fogões industriais podem vir com:

  • Queimador simples
  • Queimador duplo
  • Bandeja coletora
  • Mesa
  • Painel de comando
  • Trempe de ferro fundido
  • Botões de acendimento (manípulos)
  • Porta e puxador do forno

Instruções de segurança

Antes de instalar o fogão industrial e mesmo durante o seu uso, é necessário que o consumidor tome algumas medidas de segurança importantes. Confira abaixo:

  1. A porta do forno nunca deve ser usada como apoio para pratos, panelas, ou outro utensílio pesado. Além disso, não é permitido que crianças ou adultos sentem e se apoiem em suas portas, pois o aparelho pode vir a tombar.
  2. A temperatura perto das bocas (queimadores), puxadores e porta do forno é muito elevada e pode causar queimaduras graves.
  3. Para evitar futuros acidentes, coloque somente panelas e outros utensílios com base plana sobre as grades da mesa do seu fogão.
  4. É muito importante que seu fogão industrial seja instalado em um lugar arejado, longe de produtos químicos inflamáveis ou combustíveis, como álcool, gordura, óleos ou querosene, para que não ocorra nenhum risco de incêndio.

Sugestões e dicas sobre a instalação do seu fogão industrial

É dever do consumidor contratar uma assistência técnica especializada para a instalação do seu fogão industrial. Instalar por conta própria pode acarretar em acidentes graves e fatais, por essa razão nunca tente instalar o fogão sozinho.

Existem algumas dicas que precisam ser seguidas para que toda a instalação e uso do fogão sejam realizados de maneira segura e confiável. Elas são:

  • Os fogões industriais utilizam gás de botijão (GLP), por isso é muito importante que o aparelho seja instalado em lugares ventilados e sem umidade.
  • O botijão do seu fogão industrial deve ser instalado conforme as normas e legislações federais, estaduais e municipais.
  • Deixe um espaço mínimo de 15 a 20 cm da parede e da parte de trás do fogão e também de suas laterais.
  • Também é importante deixar uma distância de aproximadamente 100 cm entre coifa – depurador ou qualquer móvel acima do fogão.
  • Ao instalar o seu fogão, escolha um lugar que fique longe de materiais que não são resistentes ao calor ou produtos inflamáveis. As altas temperaturas do fogão podem estragar, derreter ou explodir certos materiais e causar incêndios.
  • Instale o fogão industrial em uma superfície plana, nivelada e sem sujeiras. A superfície pode interferir no bom funcionamento do seu fogão.

Conclusão

A Top Service – Assistência Técnica possui os melhores serviços em instalação de fogões industriais, fogões domésticos, cooktops e instalação de gás GLP e natural. Faça um orçamento e instale o seu fogão com segurança e confiança.

Sobre Admin

Veja também

Cuidados que se deve tomar ao instalar um fogão

Você sabe como instalar o fogão? Eletrodoméstico que é indispensável dentro de casa e que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *